sábado, 29 de maio de 2010

Notas acerca de uma visita ao Museu Nacional de História Natural

Efectuei hoje uma visita de estudo ao MNHN na companhia dos meus formandos e de uma colega de Física.
Após as confusões habituais e as contradições dos funcionários do museu acerca do preço das entradas para um grupo escolar, por alegado "especial favor" lá conseguimos resolver os problemas.
Percorremos as exposições "A Aventura da Terra" (guiada e adequada ao grupo), "Darwin Now" (pouco conseguida) e "Allosaurus: um dinossáurio, dois continentes?" (demasiado compactada), além das salas das exposições permanentes. Desta aventura, ressalta a falta de unidade e sentido museológico, dado não haver uma estruturação clara dos espaços a nível de continuidade temática nem se conseguir deixar de notar as marcas de decadência no piso térreo. Os próprios formandos comentaram esse facto.
Por especial favor, lá nos deixaram visitar - num grupo restrito - o antigo anfiteatro e o laboratório de Ciências e, quase em secretismo, ofereceram-nos um DVD intitulado "Da Physica à Engenharia: catálogo do Museu de Física do ISEL", datado de 2005, o qual constituiu uma agradável surpresa pela apresentação e conteúdos.
Além disso, o material à venda é escasso e, quando pretendi adquirir dois livros sobre dinossáurios de Portugal, enviaram-me primeiro para a loja do museu e depois descobriram que os exemplares expostos eram únicos...
Comentávamos à saída que um museu "nacional" merecia melhor e sentimos falta de um bar... Lembrei-me que o museu virtual da Ana tinha melhores infra-estruturas do que este, o que é pena, pois poderiam aproveitar o espaço do jardim botânico (ou outro) para terem mais dinheiro e prestarem melhor serviço ao público.
Marina

1 comentário:

  1. Pois merecia melhor e não lho dão, para depois terem o pretexto de acabarem com ele.
    Vais ver, é uma questão de tempo.
    Os museus da politécnica já apresentaram exposições de elevadíssima qualidade e foram fruto do trabalho de grandes vultos da universidade portuguesa.
    Relembro o Professor Bragança Gil que ainda me deu aulas.

    Não vi a exposição a que te referes, por motivo que consegues adivinhar. Se pensares na área daqueles museus e no número de funcionários que têm ficarias pasmada. Nem sei como ainda não caiu tudo.
    atentamente
    carlos

    ResponderEliminar

Páginas